O que é esse exame?
O Doppler Arterial é um tipo de ultrassonografia que avalia possíveis problemas circulatórios nos membros inferiores e superiores. O seu principal objetivo é identificar distúrbios nas artérias , no sentido de localizar doenças do sistema vascular.
Isso é possível através da visualização tanto do fluxo sanguíneo como da parede da artéria identificando placas de gorduras em determinada região. As alterações mais comuns, diagnosticadas pelo exame Doppler Arterial, tromboses arteriais, aneurismas e obstruções arteriais sobre as quais iremos brevemente explicar abaixo:
- Obstrução arterial crônica: ocorre por formação de placas de gordura calcificadas que provoca obstrução das artérias de membros inferiores e superiores.
- Tromboses arteriais: formação de coágulos sanguíneos nas artérias dos membros (geralmente nas pernas), o que provoca dor de forte intensidade e o membro fica gelado..
- Aneurismas: dilatação anormal dos vasos sanguíneos, a qual pode resultar no enfraquecimento das paredes dos vasos e, consequentemente, ocasionar sua ruptura.
Como é realizado?
O Doppler Arterial é um exame não invasivo e indolor que é realizado, em média, em 30 minutos, através da obtenção de imagens (ultrassom), ou seja, não representa riscos para os pacientes.
As imagens provenientes do exame podem ser avaliadas por um médico em tempo real, e são classificadas como normais caso não haja nenhuma alteração significativa das artérias da região analisada. Ele também dispensa qualquer tipo de preparação ou indicação prévia, além de não provocar efeitos secundários.