• 164

Tive a satisfação de participar do Programa Tudo de Bom no SBT/MS com Flávia Vicuña, respondendo a telespectadores e tirando dúvidas sobre doenças vasculares e seus tratamentos. Nesta data comentei sobre quais são as principais causas da Doença Arterial Obstrutiva Periférica.

A causa mais comum desta doença é a aterosclerose (85%), fenômeno em que ocorre o acúmulo de placas de ateroma (gordura, proteínas, cálcio e células da inflamação) na parede dos vasos sanguíneos, sendo estas que causam os estreitamentos, endurecimentos e obstruções, levando a dificuldade da progressão do sangue, oxigênio e nutrientes para os tecidos dos membros como músculos, nervos, ossos e pele. Contudo, pode ocorrer por vasculites ou aneurismas arteriais.

O tratamento está relacionado ao controle da hipertensão, a redução do colesterol, a realização de atividades físicas e em casos de tratamento cirúrgico a desobstrução do fluxo sanguínea arterial.

Comentando que o tratamento nem sempre envolve a necessidade de cirurgia, e que 8 em cada 10 pacientes não precisam operar as varizes. Isto graças às novas técnicas minimamente invasivas, que permitem tratamentos no próprio consultório e com rápida recuperação.