O que é esse exame?

O Doppler Venoso é um tipo de ultrassonografia que avalia possíveis problemas circulatórios nos membros.

Isso é possível através da visualização tanto do fluxo sanguíneo como da parede da veia ou artéria em determinada região. As alterações mais comuns, diagnosticadas pelo exame são as varizes, tromboses, obstruções arteriais e aneurismas, sobre as quais iremos brevemente explicar abaixo:

  • Varizes: veias dilatadas e doentes maiores que 3 mm de diâmetro. Os pequenos vasos, que causam frequentemente grande insatisfação estética, são aqueles menores que 3 mm, classificados como telangiectasias e veias reticulares, conhecidas como “vasinhos” ou microvarizes.
  • Tromboses: formação de coágulos sanguíneos nos membros superiores e inferiores (geralmente nas pernas), o que provoca dores e inchaços.
  • Aneurismas: dilatação anormal dos vasos sanguíneos, a qual pode resultar no enfraquecimento das paredes dos vasos e, consequentemente, ocasionar sua ruptura.
Como é realizado?

O Doppler Venoso é um exame não invasivo e indolor que é realizado, em média, em 30 minutos, através da obtenção de imagens (ultrassom), ou seja, não representa riscos para os pacientes.

O aparelho é deslizado manualmente sobre a pele o uso de gel de ultrassom, emitindo ondas sonoras que são captadas e refletidas em forma de imagem no equipamento.

Em seguida, tais imagens provenientes do exame podem ser avaliadas em tempo real, e são classificadas como normais caso não haja nenhuma alteração significativa nas artérias e veias da região analisada. Ele também dispensa qualquer tipo de preparação ou indicação prévia, além de não provocar efeitos secundários.