Por ser tão complexo e de longo alcance, as doenças vasculares podem aparecer em qualquer parte do corpo em muitas formas diferentes. As doenças vasculares mais comuns são:

• Doença arterial oclusiva periférica – consiste no bloqueio ou estreitamento de uma artéria nas pernas (ou, raramente, nos braços), geralmente devido a aterosclerose e resultando em diminuição do fluxo sanguíneo.
  • Acidente vascular cerebral (AVC) – quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido por um coágulo sanguíneo ou pelo rompimento de um vaso sanguíneo;
  • Doença arterial periférica (DAP) – quando as artérias que levam sangue aos membros e à pelve se tornam estreitas ou bloqueadas, causando sintomas de dor, perda de função e, em casos graves, necessidade de amputação;
  • Aneurisma da aorta abdominal (AAA) – A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Ela sai do coração, passa pelo peito e segue rumo ao abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas. Um aneurisma de aorta abdominal (AAA) consiste de uma protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo abdômen. Com o tempo, esta protuberância na sua aorta pode tornar-se fraca e a força normal da pressão arterial pode causar a ruptura. O que, por sua vez, pode levar a fortes dores e hemorragia interna grave.
  • Embolia pulmonar – quando um coágulo sanguíneo que se formou nas veias da perna se desloca através do coração para as artérias do pulmão. Pode causar morte ou falta de ar crônica devido a pressões arteriais pulmonares elevadas;
  • Insuficiência venosa crônica (IVC) – uma causa comum de dor e inchaço nas pernas, comumente associada com varizes. Ocorre quando as válvulas das veias não funcionam adequadamente e a circulação de sangue nas veias da perna é prejudicada.
Outras doenças:
  • Lipedema