• 148

A trombose venosa profunda é o nome dado à formação de um coágulo sanguíneo, que ocorre geralmente nas veias profundas das pernas. Um dos maiores fatores de risco desta condição é o período prolongado de imobilidade.


Assim como o tempo que os passageiros ficam sentados durante o trajeto do avião em viagens longas. Os sintomas são dor, inchaço e vermelhidão na área afetada. Caso o coágulo chegue até o os pulmões, podem ocorrer dores fortes no peito e dificuldade de respiração.


A manifestação de qualquer um dos sintomas é motivo de alerta e um médico deve ser procurado imediatamente. A melhor forma de lidar com o problema é evitá-lo, antes de viajar de avião a pessoa deve conversar com seu médico e se informar que o deve mudar regularmente o posicionamento das suas pernas e pés enquanto estiver sentado, buscando alongar os membros.


Ele também deve evitar cruzar as pernas nos joelhos ou tornozelos e tentar andar um pouco pela aeronave. Se hidratar pode ajudar bastante, e o viajante deve favorecer água, sucos e leite e evitar cafeína e bebidas alcoólicas. E também deve escolher roupas largas para a viagem.